Please reload

Posts Recentes

O vizinho não quer consertar o vazamento, e agora?

August 7, 2018

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

Previna-se contra a corrosão em estrutura

November 17, 2017

As casas de praia são as grandes vítimas da corrosão em estruturas, que causa rachaduras, fissuras ou trincas em lajes, paredes e colunas. O problema é mais grave no litoral por conta da ação da maresia. Por isso, esses imóveis precisam de cuidados rigorosos, antes que os danos se tornem irreversíveis. 

 

Em estruturas com muita umidade, os primeiros sinais de corrosão são manchas avermelhadas ou marrons e escorrimento de ferrugem na superfície do concreto.

 

Orlando Sodré, engenheiro da área de treinamento do Sindicato da Habitação do Rio (Secovi Rio), alerta que há produtos para retardar a ação corrosiva, mas que o problema deve ser prevenido durante a construção:

 

— Esses produtos apenas reduzem a velocidade de deterioração da armadura de aço das estruturas, mas não cessam o processo.

 

Segundo o engenheiro, na hora de construir a tão sonhada casa de praia, deve-se evitar o uso de concreto de baixa qualidade ou o fabricado com aditivos — que aumentam a velocidade de endurecimento. Na medida do possível, também é recomendável evitar as construções muito próximas ao mar.

 

A estrutura danificada pode ser recuperada, mas a solução não é nada simples.

 

— Deve-se inserir na área atingida um elemento químico para ser corroído no lugar do ferro, como o zinco. É uma ação complexa e cara, mas a única encontrada até o momento — explica Sodré.

 

Tire suas dúvidas

 

O que posso usar para limpar a ferrugem que escorre da laje e das paredes de concreto?

 

No mercado, existem diversos produtos que neutralizam temporariamente a ação da corrosão, à base de óxido de ferro e zinco. Mas é importante destacar que limpar a ferrugem não resolve o problema de forma definitiva.

 

Quais são os principais fatores que causam o problema da corrosão nas estruturas?

 

O fenômeno da corrosão estrutural está associado, essencialmente: às características do concreto, que deve apresentar alcalinidade nos seus poros e estar protegido de ataques de cloretos; à ação do meio ambiente, como umidade e alta salinidade da maresia; e à disposição das armaduras de ferro dentro das peças de concreto afetadas pelo problema.

 

Como faço para evitar a ação da maresia ainda durante a construção da casa?

 

O primeiro passo é executar a peça de concreto com uma cobertura suficiente para evitar a penetração de sais, sulfetos e cloretos no meio interno, evitando a deterioração da armadura de aço. Se possível, deve-se ainda impermeabilizar ou revestir a superfície do concreto com materiais resistentes a agentes agressivos.

 

Fonte: Jornal Extra

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga