Como é feito o planejamento da manutenção predial?

O primeiro passo é conhecer bem as características da sua edificação.

Todos os seus elementos, equipamentos, máquinas etc. Para isso, você também pode contar com profissionais especializados e com as orientações contidas nos manuais de uso, operação e manutenção do empreendimento.

Depois de conhecer, é possível, de fato, traçar um plano de manutenção específico àquela edificação. E, com ele, montar planos financeiros de curto, médio e longo prazo para garantir que estas atividades de manutenção sejam devidamente executadas.

A seguir, veja o exemplo de atividades básicas que devem ser realizadas para os sistemas hidrossanitários de uma edificação. Trata-se de uma adaptação de parte de um modelo para elaboração do programa de manutenção preventiva que compõe os anexos da ABNT NBR 5.674.

Este é apenas um dos sistemas de uma edificação. A parte elétrica, sistemas estruturais, pisos, vedações, coberturas, entre outros também compõem o checklist da manutenção.

Fonte: Texto adaptado do artigo "A importância da manutenção preventiva nas edificações", de autoria da Engenheira Maria Paula Azevedo Silva, sócia da Verum Engenharia Diagnóstica. O artigo foi produzido originalmente durante a pós-graduação da autora em Auditoria, Avaliações e Perícias de Engenharia pelo IPOG RS.

#planejamento #sistemas #manualdeuso #manutençãopredial

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square