Síndico: Saiba por que o apoio do perito em engenharia civil ajuda a manter o edifício seguro e valo

A principal contribuição que o perito em engenharia dá ao trabalho do síndico é garantir a orientação técnica necessária e imparcial em relação ao empreendimento como um todo e, no momento oportuno, bem como as intervenções necessárias, tudo minuciosamente justificado a fim de manter o imóvel seguro e valorizado.

A perícia de engenharia civil também contribui para a aprovação de rateios e obras, uma vez que consegue oferecer o suporte técnico que justifica aqueles investimentos. Geralmente, alguns condôminos se mostrem “resistentes”, entendendo que a demanda do síndico é um “capricho”, um gasto sem necessidade. Nessa hora, o apoio do perito dá ao síndico a justificativa técnica para o convencimento do conjunto dos condôminos. Perícia em prédios novos e antigos Nos prédios mais novos, o perito pode auxiliar levantando informações relacionadas à qualidade da construção, na identificação de “vícios ocultos” na obra, não percebido pelos moradores, na requisição da garantia ainda no tempo de sua vigência e na análise de possíveis riscos de perda de garantia. O trabalho de perícia de engenharia civil também orienta o síndico quanto à falta de informações nos manuais da obra, além de atestar se a manutenção está de acordo com as orientações do construtor.

Já nos prédios mais antigos, construídos quando não era obrigatório a entrega dos manuais de uso, operação e manutenção, a contratação do profissional de perícia de engenharia civil traz benefícios ainda maiores para o trabalho do síndico e, por consequência, para os moradores. Assim, o perito em engenharia civil ajuda a identificar o atual estado da edificação, listar as intervenções necessárias a curto, médio e longo prazos, e elaborar os referidos manuais orientativos para garantir que, independentemente de quem seja síndico, as manutenções preventivas serão feitas no tempo correto, seguindo a mesma orientação e metodologia.

Passo a passo do trabalho do perito em engenharia civil - O perito em engenharia civil é o profissional habilitado para inspeção predial porque possui conhecimento técnico amplo, que engloba:

- Normas técnicas vigentes (na data da vistoria e durante a construção da obra); - Boas técnicas de construção; - Conhecimentos dos materiais e equipamentos e seus respectivos desempenho e vida útil almejados; - Domínio sobre questões relacionadas com manutenção, manuais de uso operação e manutenção preventiva; entre outros. O profissional de perícia de engenharia civil também pode ser acionado pelo síndico em caso de dúvidas e discussões entre os proprietários sobre vícios ou desempenho do edifício e reformas em apartamentos. Neste caso, cabe ao síndico requerer o esclarecimento do perito especialista que entenda o problema como um todo para que possa fundamentar tecnicamente aos demais proprietários, eximindo o síndico de tomar decisões sem o conhecimento técnico necessário.

Por fim, o síndico pode requerer também do profissional de perícia de engenharia civil a apresentação da forma de correção da patologia e estimar seus custos. Isso vai ajudar a garantir que o responsável pela correção identificada a execute da maneira correta tecnicamente, além de também servir de base para a definição de valores financeiros para que a parte lesada corrija os danos.

Fonte: www.condominiosc.com.br / Zambon Perícia & Avaliação

#perito #engenhariadiagnóstica #segurança #orientaçãotécnica #manualdeuso

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo