Tudo sobre construção a seco

Dentre os diversos sistemas construtivos a seco, os que mais se destacam são:

Drywall

Composto por montantes metálicos aparafusados entre si e por chapas de gesso acartonado, esse sistema pode ser aplicado em paredes internas e forros. Para melhorar o isolamento acústico, as paredes devem ser preenchidas por mantas de PET reciclado ou lã de rocha.

Steel frame

Parecido com o sistema de drywall, nessa tecnologia as peças metálicas desempenham papel estrutural. Seu emprego é indicado para a área externa.

Depois da estrutura metálica montada, são fixados os fechamentos e caixilhos. Pelo lado de fora, reveste-se com placas cimentícias, e pelo lado de dentro, com gesso acartonado. Na ocasião do projeto, é gerado um manual de montagem, tal qual um Lego.

Wood frame

Possui o mesmo princípio do Steel frame, porém, em vez de estrutura metálica, utiliza-se a madeira. O conforto termoacústico é inigualável.

Benefícios da construção a seco

Como os próprios nomes já sugerem, a origem dessas tecnologias é americana e, por lá, são amplamente difundidas. Seus benefícios são muitos; vamos falar sobre alguns deles:

Rapidez na construção

Uma casa em Steel Frame ou Wood Frame tem 75% de sua construção realizada na fábrica, restando para o canteiro de obras apenas a sua montagem, que equivale a 25% do processo. Além da rapidez, há significativa melhoria da precisão da construção, diminuindo a margem de erro, bem como redução do entulho gerado. Uma casa em Steel Frame é construída na metade do tempo de uma casa em alvenaria.

Custo acessível

No início, os preços ainda eram proibitivos, porém, com o passar do tempo e domínio da tecnologia, hoje o custo para a construção a seco é muito semelhante ao de uma casa em alvenaria.

Manutenção simples

Da mesma forma que é muito mais fácil montar a infraestrutura elétrica e hidráulica em uma casa construída a seco, também é muito fácil realizar qualquer manutenção. Em uma casa de alvenaria, fazer uma tomada nova naquele cantinho que foi esquecido é tão complexo e sujo, que a gente logo desiste. No Steel Frame ou Wood Frame, basta um arco de serra, um pouco de gesso e tinta.

Economia de concreto

Uma casa construída a seco é seis vezes mais leve que uma casa de alvenaria. Assim, a fundação demanda 60% a menos de aço e concreto para suportá-la.

Construção a seco também tem pontos negativos

Infelizmente,nem tudo é perfeito e, como tal, existem alguns pontos negativos.

Questão cultural

Um deles é a questão cultural. Por aqui, quando as pessoas batem em uma parede oca, a primeira impressão que têm é a de que não são resistentes, ou que estão sendo enganados através do uso de algum material de baixa qualidade.

Execução à risca

Outro ponto diz respeito ao projeto e planejamento. Para aproveitar ao máximo as vantagens do sistema, deve-se elaborar um projeto, utilizar os materiais indicados, não fazer adaptações e utilizar mão de obra qualificada.

Fonte: Blog FiberSals

#construçãoaseco #steelframe #woodframe #manutenção

Posts Em Destaque
Posts Recentes