Please reload

Posts Recentes

O vizinho não quer consertar o vazamento, e agora?

August 7, 2018

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

Manutenção preventiva e fiscalização predial são prioridades

October 24, 2019

O crescimento do número de acidentes em edificações residenciais e comerciais no país, bem como em pontes, viadutos, barragens e outros empreendimentos, é um desafio que precisa ser enfrentado com coragem pelo poder público, as empresas e a sociedade. Em várias regiões do Brasil, as últimas tragédias registradas levaram vidas e sonhos, e deixaram famílias inteiras destruídas.

 

Esta é uma agenda que há tempos mobiliza o Conselho Federal Engenharia e Agronomia (Confea), o qual está determinado em consolidar e ampliar, em todo Brasil, as ações de manutenção preventiva e de fiscalização predial, em obras e serviços públicos e privados das áreas de engenharia, agronomia e geociências.

 

Segundo uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de São Paulo (IBAPE-SP) realizada no ano passado, a grande maioria dos acidentes registrados poderia ter sido evitada. Os números do IBAPE dão conta de que 60% dos acidentes ocorridos em obras com mais de 10 anos estão relacionados à deficiência ou inexistência de manutenção, perda precoce de desempenho e degradação acentuada.

 

Para os especialistas e profissionais do setor, o principal argumento é que o país não tem a cultura da prevenção, e por esse motivo, o cidadão deixa de tomar medidas para evitar o desgaste natural dos materiais e/ou equipamentos empregados nos empreendimentos. Além disso, nos casos das tragédias, o que se verifica, em geral, é o descumprimento da legislação em questões fundamentais para a segurança do imóvel e para a segurança das pessoas. Dentre elas, a ausência de um profissional habilitado nas obras de construção e reformas e falta da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), além de várias outras normas, inclusive de inspeção predial, que prevê vistorias periódicas e de acordo com a idade do imóvel.

 

Além do estudo do IBAPE, outro indicador relevante é o volume de denúncias de irregularidades que todos os dias chegam aos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (Creas) do Brasil inteiro, principalmente, por meio dos aplicativos e canais online criados para aperfeiçoar a fiscalização e ampliar o acesso da população aos serviços Sistema Confea/Creas. Elas são apuradas e entram nos planejamentos de fiscalização e das ações de manutenção preventiva.

 

Para tanto, o Sistema Confea/Creas tem em todos os estados o Programa Fiscalização Preventiva Integrada (FPI). Trata-se de um Programa executado em parceria com vários órgãos públicos, e para ações específicas. A finalidade é orientar, conscientizar e, se necessário, punir os responsáveis por irregularidades em locais com significativo potencial de risco, e desta forma, proteger a sociedade a segurança das pessoas.

 

Fonte: IBAPE/ Confea/Creas

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga